O termo desinsetização se refere ao controle de insetos considerados pragas urbanas como formigas, baratas, mosquitos, moscas, pulgas, traças, entre outros.

A desinsetação é realizada com a utilização de inseticidas próprios para ambientes urbanos e por técnicos especializados. Entre as várias técnicas de aplicação desses produtos podemos citar a atomização, pulverização, polvilhamento e aplicação de gel. Na Efetiva a escolha dos produtos e técnicas apropriadas para cada caso é sempre feita por Biólogos qualificados que irão associar o trabalho químico à medidas de manejo ambiental, tornando a desinsetização mais eficaz e duradoura.

 

Ratos são problemas universais: pragas urbanas nocivas e com alto poder de destruição e contaminação. São transmissores de doenças como leptospirose, tifo, peste bubônica e hantavirose. Seu controle é objeto de importância sanitária e econômica, já que os mesmos causam perda de milhões de toneladas de alimentos, a cada ano, no mundo todo. A Efetiva tem consciência do incômodo que estes animais representam quando presentes em seus negócios.

Com técnicas e procedimentos modernos e seguros, a equipe da Efetiva realiza inspeção prévia, verificando todos os possíveis pontos de acesso destas pragas, para providenciar sua vedação. A inspeção busca ainda a localização de possíveis tocas, bem como naturais atrativos, como sacos e latas de lixo de fácil acesso, pátios mal higienizados, entre outros elementos que possam estar sendo potencializadores da disseminação destas pragas.

O monitoramento de pragas é uma importante ferramenta para avaliar a efetividade do controle de pragas em sua empresa. Com eles podemos identificar a presença de animais indesejados com antecedência para que se possam adotar medidas corretivas antes que se tenham prejuízo em função de presença dessas pragas no seu negócio.

O controle deste monitoramento é feito através de vistorias pelo técnico responsável  pela área com frequência e formato de relatório definido de forma personalizada pata cada cliente, de acordo com suas necessidades e expectativas.

Os produtos que utilizamos são inseticidas de última geração, desenvolvidos com alta tecnologia apresentando pouco odor e sem efeito cumulativo, trazendo mais segurança para os nossos clientes.

Ver seus móveis se depreciarem e virarem pó: esta é a principal consequência de uma infestação de cupins em sua casa, condomínio ou empresa. Sejam os do tipo subterrâneo ou de madeira seca, estes insetos causam grande prejuízo — os primeiros atravessam paredes de tijolos, blocos ou concreto, atingindo grandes distâncias e alturas, com grande poder de disseminação. Já os de madeira seca, consomem os móveis e outros utensílios de madeira com grande voracidade e rapidez. Como fazem isto do interior para o exterior, os seus danos só são normalmente notados quando já é tarde demais.

A efetiva possui técnicas e equipe preparada para lidar com estas pragas, com procedimentos de descupinização realizados em madeiras e estruturas, feito com aplicação de injeções e pulverização de inseticida líquido. Também através da imersão e pincelamento de peças de menor tamanho, a equipe da Efetiva realiza a total eliminação dos cupins antes que os mesmos atuem por completo e destrua seus bens.

É preciso contar com uma empresa especializada como a Efetiva para localizar as colônias de cupins, procedendo com a aplicação correta através das galerias construídas por estes.

A adoção de ações preventivas é parte integrante do sucesso do controle de insetos voadores como moscas, mosquitos, abelhas e outros.
E para que isso ocorra de forma tranquila e funcional, nossos técnicos dedicam total atenção e assessoria no apontamento de elementos que favoreçam a penetração de insetos voadores em diversos ambientes.

Para um controle de insetos voadores recomenda-se:

  • Instalação de armadilhas luminosas
  • Cortinas de ar
  • Instalação de tela na janelas e portas
  • Manter o interior dos ambientes higienizados
  • Evitar o acumulo de lixo e resíduos de alimentos expostos
  • Manter lixeiras fechadas
  • Evitar cultivar árvores frutíferas próximo das áreas industriais
  • Utilização de lâmpadas de sódio em áreas externas
  • Contratar empresa especializada para a realização de tratamentos químicos

Os pombos, apesar de apresentarem aparência inofensiva, são causadores de doenças que podem afetar os sistemas respiratório e nervoso, além de causar dermatites e outros danos à saúde. Para evitar que essas aves comprometam a qualidade de vida em qualquer ambiente, você poderá contar com um completo serviço de controle de pombos urbanos, realizando desde a expulsão dos animais, passando por dicas e informações importantes, até a adoção de práticas preventivas para evitar a criação de ambientes propícios à proliferação.

São mais de 60 doenças catalogadas relacionadas aos pombos, algumas das doenças transmitidas são:

Criptococose:
doença causada pelo fungo Cryptococus neoformans. É transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas de pombos e canários. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica. Seus sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação e confusão mental.

Histoplasmose:
transmitida pela inalação do esporo do fungo Histoplasma apsulatum encontrado em fezes secas de pombos e morcegos. Causa uma micose profunda e seus sintomas variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, anemia, etc. É uma doença que vai depender do estado de saúde do indivíduo, podendo assim se desenvolver ou não.

Salmonelose:
causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella sp presente nas fezes de pombos e outros animais. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarréia, vômitos, e dores abdominais. Suas fezes, em contato com alimentos como verduras, frutas, podem acarretar nessa doença.

Ornitose:
também conhecida como psitacose, é transmitida por via oral por meio da poeira contendo as fezes secas de aves (pombo, arara, papagaio, perus) e infectadas pela Chlamydia psittaci. O indivíduo infectado pode apresentar febre, vômito, calafrio, mialgia, tosse, cefaléia, acompanhados por comprometimentos das vias aéreas superiores e inferiores. Essa doença é oportunista, isto é,depende do estado de saúde do indivíduo.

Dermatites:
parasitose causada pelo piolho do pombo (ácaros, Ornithonyssus sp.), que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Alergias:
ocasionadas pela inalação de penugens de pombos ou de um ar rico em poeira das fezes dos pombos. Pode causar rinites, ou crises de bronquite em pessoas sensíveis.